A primeira edição da Festa das Luzes, realizada em Teresina no dia 02 de fevereiro, marcou o início do período de clímax da estação chuvosa na região, que ocorre no trimestre fevereiro – março - abril.
Nessa época o solo úmido e o calor do sol são elementos que se intensificam para fazer gerar as primeiras floradas e favorecer a reprodução das plantas e animais.
Esse é um período para celebração da fartura e das bênçãos divinas, simbolizadas pelo equilíbrio climático, com a luz fertilizadora do Sol e da Lua, aliadas a um clima mais ameno.
É quando os céus são iluminados pelos raios que chegam junto com as chuvas, é quando muitos animais e vegetais se preparam para a reprodução.
É a época em que se acumulam as energias das luzes e das chuvas para o desabrochar que ocorre na festa das flores, quando há uma explosão dessa vitalidade acumulada.
Celebra-se essa ocasião com festas alegres, iluminadas por tochas, velas e fogueiras que representam as luzes do sol, da lua e das estrelas, assim como as sementes de vitalidade que ganham força para despertar.
É nessa época que se iniciam os trabalhos de aragem da terra e do plantio nas propriedades rurais da região, pois as chuvas e o clima mais ameno favorecem que as plantações vinguem rapidamente.
O festival também é um período propício para realizar ritos para potencializar o poder pessoal, a beleza, a inspiração, o fortalecimento e a cura.
No Parque da Cidade, em Teresina, membros da Vila Pagã celebraram a ocasião com piquenique, rito, dança e palestras.
Um comentário:
Olá! Partilho com vocês o depoimento emocionante de ALINE quando completou 49 anos. http://www.youtube.com/watch?v=dSagrGrBeCw&feature=share&list=UUBvY_tI9xN0wVbBqJMxSr6g
Postar um comentário