sexta-feira, 28 de março de 2008

Epidemia de Calazar em Teresina

De acordo com dados da Fundação Municipal de Saúde, Teresina é uma das cidades que enfrenta considerável aumento no número de casos de calazar. Eu mesmo já tive duas cadelas mortas pela doença em menos de dois meses!!! É isso mesmo! É uma situação preocupante que reflete várias "agressões" que o homem causou ao meio ambiente.
Toda essa situação reflete uma migração da população do mosquito trasmissor do calazar! Um fenômeno que pode ser descrito como “urbanização do mosquito do calazar”. Com o crescente número de casos de desmatamento, os mosquitos migraram do campo para as cidades. Antes o calazar era doença que predominava na zona rural, mas hoje os dados revelam que casos da doença são crescentes na zona urbana!
O calazar (leishmaniose visceral) é uma doença causada pelo protozoário leishmânia e é transmitida pelo mosquito flebótomo. Os humanos só ficam doentes quando são picados por um mosquito que teve contato com um animal infectado; no caso das cidades é mais comum que seja o cão.
Teresina recebe borrifações de produtos que ajudam a combater o avanço da doença, mas a melhor forma de combate é a prevenção!!! Para que a proliferação da doença seja evitada, a melhor forma é através de medidas educativas da população. Pessoal, não vamos deixar essa "praga" nos vencer! Mantenham suas casas limpas! Tenham cuidados com o lixo! Procurem usar água limpa! Até o momento em que escrevo, a F.M.S(Fundação Municipal de Saúde) já registrou 29 casos de calazar humano em Teresina. Um número que, de acordo com a mesma, deve aumentar até o final desse ano! Outras cidades que também apresentam grande número de registros da doença são: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE)e São Luís (MA).

Nenhum comentário: