sexta-feira, 11 de julho de 2008

As Vertentes e Tradições da Bruxaria (Tradição Diânica)



Muitas vezes as Bruxas Diânicas só enfocam seus cultos na Deusa, são muito politicamente ativos, e feministas. Outras linhas da Tradição Diânica simplesmente enfocam seu culto na Deusa como uma forma de compensar os muitos anos de domínio Patriarcal na Terra. Algumas Bruxas Diânicas usam este título para denotar que são "as Filhas de Diana", a Deusa protetora delas. Há Bruxas Diânicas que são tudo isto, algumas que não são nada disto, e outras que são um misto disto. A Arte Diânica possui duas filiais distintas:
- Uma filial, fundada no Texas por Morgan McFarland. Que dá a supremacia à Deusa em sua “Thealogy” (Assim como existe a Teologia para estudar o Deus, existe a “Tealogia” para estudar a Deusa), mas honra o Deus Cornífero como seu Consorte Amado e abençoado. Os membros dos Covens dividem-se entre homens e mulheres. Esta filial é chamada às vezes "Old Dianic" (Velha Diânica), e há alguns Covens descendentes desta Tradição, especialmente no Texas. Outros Covens, similares na “Thealogy”, mas que não descendem diretamente da linha de McFarland estão espalhados por todo EUA.
- A outra filial do Dianismo, chamada às vezes de Feitiçaria Feminista Diânica, focaliza seu culto exclusivamente na Deusa e somente mulheres participam de seus Covens e grupos. Geralmente seus rituais são livres e não são hierárquicos, usando a criatividade e o consenso para a realização de seus rituais. É politicamente um grupo feminista. Há uma presença lésbica forte no movimento, embora a maioria dos Covens esteja aberta a mulheres de todas as orientações sexuais.

Nenhum comentário: