domingo, 6 de julho de 2008

Bruxaria em Oeiras no período do Brasil-Colônia

Torre do Tombo- Portugal
Em pesquisas realizadas pelo historiador Luiz Mott há descobertas sensacionais, como o depoimento da mestiça Joana Pereira de Abreu.
Segundo um registro histórico encontrado na Torre do Tombo:

"Joana Pereira de Abreu era uma escrava mestiça, moradora da Vila da Mocha (atual OEIRAS) nos meados de 1.700. Joana foi protagonista de um dos episódios mais complexos e insólitos da historia religiosa do Brasil Colonial: praticou um ritual
diabólico, o famigerado Sabá, reunião orgiástica de feiticeiras com Satanás, ritual medieval muito comum na Europa mas até então nunca documentado na a América Portuguesa. E foi exatamente na Mocha, no Campo dos Enforcados, que ocorreu este “conventículo” de negras e mestiças que socializavam secretamente com um bando de Diabos, exatamente como faziam as bruxas européias perseguidas pela Inquisição. É uma historia de arrepiar os cabelos, riquíssima de informações sobre os costumes sertanejos nas fronteiras do Piauí com Maranhão, artigo que está no prelo para publicação e que certamente vai causar grande “rebu” na historia da vida religiosa do Piauí Colonial."

*O registro é muito importante, apesar de não acreditar que as bruxas invocavam demônios. Creio que as mulheres podem ter sido mal-interpretadas por terem práticas religiosas "polêmicas" ou "esquisitas" para a época.



Oeiras-Piauí-Brasil

Nenhum comentário: