domingo, 3 de agosto de 2008

A Magia do Lughnasadh

Comemorado tradicionalmente em 1º de agosto, o sabá de Lughnasadh (pronuncia-se “lug-na-ssádh”) é um festival celta do fogo em que se celebra o Deus Lugh. O Lughnasadh é um período em que se comemoram as colheitas. As comemorações tradicionais envolviam jogos e brincadeiras em honra ao Deus Lugh e sua Mãe. Algumas provas tradicionais são:
•Corrida com três pernas
•Corrida com ovo na colher
•Corridas de revezamento em equipe
•Braço-de-força (em homenagem ao Deus).
O Lughnasadh representava o sacrifício anual do Deus Lugh, que garantia a maturação das sementes, sua colheita e o fornecimento dos grãos para o próximo plantio. O Lughnasadh marca o momento em que o Deus-Sol se sacrifica para renascer nos grãos, o que faz deste festival uma celebração essencial dos grãos e pães.A Deusa Mãe, Tailtu, também é celebrada com danças e cantos durante o lughnasad. Adorada como a fonte de toda vida e abundância. Os primeiros frutos e cereais colhidos eram ofertados a Ela nos altares de pedra dos bosques sagrados de carvalhos. Lammas simboliza um festival de regeneração e colheita. É um período para celebrar a Deusa, a plenitude da Terra, a agricultura e todas as realizações em nossas vidas. É de extrema importância que celebremos o alimento que um dia foi cultivado e hoje está em nossa mesa; assim como as “colheitas” nos outros setores da nossa vida. De acordo com a crença pagã, a Terra foi fecundada pelo Sol e graças a esse casamento sagrado temos o que comer! Temos a fonte da vida! Depois de ter alcançado seu ponto mais alto no Solstício de Verão, o Sol agora está minguando cada vez mais... Devemos celebrar tudo o que foi feito, assim como a ida do Deus para a “Summerland” (Terra do Verão). O Lammas é uma festa tradicionalmente regada por grãos, frutas e vegetais; alegremente celebrada, como todos os festivais pagãos. Nesse Sabá eram comemorados os jogos funerais de Lugh; isso não significa a morte de Lugh, mas os jogos que ele institucionalizou para honrar a morte de sua mãe adotiva, Tailtu. Na Irlanda o Lammas é chamado de "Jogos de Tailtu".
LAMMAS- CURIOSIDADES:
Nos antigos rituais de Lammas, havia uma efígie do Deus Milho feita com vime e outros materiais. O homem de vime era preenchido com todos os "sacrifícios" da aldeia: frutas, grãos, riquezas, vinho e outras oferendas. Uma fogueira enorme era construída e consagrada. Durante a cerimônia deste festival, o homem de vime era lançado sobre o fogo e sacrificado, levando assim os desejos das pessoas ao mundo dos deuses.Simplificando a ortografia, Lúnasa significa "mês de agosto" em gaélico-irlandês. Lunasda e Lunasdal signigicam "Lammas" (primeiro de agosto em gaélico-escocês). Na Ilha de Man, o equivalente é Laa Luanys ou Laa Lunys. Na Escócia, é Iuchar. Na península de Dingle é conhecida por An Lughna Dubh ("o festival sombrio de Lugh").
LAMMAS: CORRESPONDÊNCIAS
*Plantas e frutos: Flores da acácia, aloés, olíbano, nozes, cerejas, arroz, cevada, urze, murta, girassol, milho, aveia, trigo, amoras, maçãs, além de todos os grãos e frutos maduros da estação.*Comidas típicas: Pães caseiros, bolos de cevada, cordeiro assado, além de tortas e outros pratos feitos a partir dos frutos da estação.
*Bebidas típicas: Vinhos, cervejas, chás e sidras, além de sucos e outras bebidas preparadas a partir dos frutos da estação.
*Incensos: aloés, acácia, aloé, olíbano, rosa e sândalo.
*Cores: laranja e amarela.
*Pedras: Aventurina, citrino, peridoto e sardônia.
*Deuses geralmente representados: Lugh, Baco, Apolo, Rá, Ceres, Deméter, Mani, Urihi, Kupeirup, Iaçá, Danu, Gaia, Pele, Brigid, Uzume, e os demais deuses e deusas da colheita, fartura e proteção.

Nenhum comentário: