sexta-feira, 30 de abril de 2010

Oportunidade para novos Talentos literários

Projeto incentiva publicação de obras literárias no Piauí
Por Rafael Nolêto

Devido a carência de recursos financeiros e oportunidades, muitos talentos deixam de ser revelados. Alguns escritores se frustram logo no inicio da carreira, por conta das dificuldades e falta de incentivo. Com o objetivo de revelar novos talentos literários e incentivar produções locais, a Fundação Cultural Monsenhor Chaves lança, todo ano, o Concurso “Novos Autores”, onde podem ser inscritas obras nos gêneros de poesia, ficção e pesquisa histórica.
Segundo César Augusto Barros, coordenador do projeto, não existe um limite de idade para concorrer, o que torna o concurso ainda mais democrático. César também afirma que muitos autores já foram beneficiados com o projeto.

“O concurso vem sendo realizado desde a década de noventa. Em 2006 foi incluída a categoria de texto para teatro, e em 2008 também puderam concorrer trabalhos de literatura infantil. Há uma carência muito grande de espaço para que as pessoas tenham suas obras publicadas. Através do concurso essas obras são vistas, analisadas e é feita uma seleção para publicá-las. O concurso vem exatamente contemplar essa necessidade. Por ano publicamos, em média, um livro de cada categoria. Temos revelado talentos nas áreas de romance, poesia e pesquisa histórica sobre a realidade piauiense.”
As obras vencedoras de cada categoria são publicadas e, em média, a tiragem é de mil exemplares. Os autores que tem suas obras beneficiadas ficam com 60% dos exemplares publicados, enquanto 40% ficam com a própria FCMC. Por sua vez, a Fundação disponibiliza exemplares dos livros para escolas municipais e bibliotecas públicas. Todos os anos são inscritos trabalhos de diferentes categorias, mas César ressalta que a maior concorrência é na área de poesia. Até 2008, quem realizava as avaliações para a escolha dos vencedores eram professores, historiadores e outros profissionais que atuavam de forma voluntária, mas atualmente já existe uma espécie de remuneração para quem analisa as obras, que é oferecida junto com um certificado de avaliador.
Algumas obras de destaque publicadas através do Projeto Novos Autores foram “Umas e Outras”, de Glauco Luz (obra de poesia); “Balaios e Bem-te-vis”, de Claudete Dias (obra de pesquisa histórica); “Memórias de um suicida”, de Sérgio Idelano (obra de ficção) e “Casimira Quietina”, de Waldívio Siso (texto para teatro). Para os interessados em apresentar suas obras, o concurso deste ano inicia as inscrições em maio e vai até julho, podendo ser feitas através da internet ou diretamente na sede da FCMC.

Nenhum comentário: