domingo, 4 de julho de 2010

Conhecendo Netuno


O Deus romano Netuno foi sincretizado com o grego Posêidon, pois a partir das características em comun, os dois foram identificados ao longo do tempo (interpretatio romana).

Mesmo com muitas semelhanças, é importante lembrar que existem algumas diferenças entre os dois aspectos do Deus dos Mares. Enquanto o Posêidon grego possuía aspectos mais violentos e multifacetários, o Deus romano Netuno era muito mais associado aos mares e águas correntes.

Entre os romanos, Netuno era inicialmente associado as águas doces. Apenas a partir do início do século IV a.C, quando foi sincretizado com o grego Posêidon, é que adquiriu aspectos de Deus Marinho.

Salácia, sua contrapartida feminina, também era cultuada como uma Deusa das fontes, mas posteriormente passou a reger as águas marinhas, pois foi identificada com a Deusa grega Anfitrite, esposa de Posêidon.
As Netunálias (ou Neptunálias) eram festas celebradas em honra de Netuno, registradas nos calendários mais antigos. Durante os dias 21, 22 e especialmente 23 de Julho, no auge do verão, eram celebradas várias atividades em honra a este Deus. Era nesse período em que a água se tornava mais escassa e todos se reuniam para pedir as bênçãos de Netuno para as atividades agrícolas.


Na Roma Antiga existia um grandioso templo dedicado a Netuno, no Circo Flamínio. A construção do espaço de culto é atribuída a Cneu Domitius Enobarbus, cônsul em 32 a.C. Na estrutura do Templo era possível notar esculturas do arquiteto e escultor grego Escopas, representando várias divindades aquáticas, que apareciam sendo conduzidas por Posêidon e Tétis, realizado pelo arquiteto e escultor grego Escopas. Alguns atributos típicos encontrados em representações de Netuno são o Tridente, os Golfinhos e sua coroa.

Nenhum comentário: