segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Objetos de Culto na Stregoneria

Assim como na Wicca moderna e na magia cerimonial, alguns bruxos italianos utilizam artefatos sagrados dotados de energias e significados mágicos. Eu particularmente uso vários que não são comuns em outras tradições pagãs, mas além desses existem muitos outros. Selecionei a seguir uma lista de alguns dos objetos de culto utilizados na Stregoneria:

*Chave: Simboliza o poder de abrir ou fechar portas e caminhos. A chave ajuda a decifrar mistérios ocultos e pode ser consagrada para abrir os caminhos do mago, para abrir ou fechar portais mágicos em ritos.
*Bastão: Usado para demarcar círculos ritualísticos e desenhar símbolos mágicos no ar. É um canalizador e direcionador de energias.
*Crânio: Algumas Streghe usam crânios, que podem ser humanos ou de outros animais. Podem ser de verdade ou apenas esculturas ou símbolos desenhados. O crânio humano é uma reverência aos poderes ocultos e à ancestralidade. O crânio caprino, por exemplo, é usado para representar o deus das florestas e da virilidade.
*Concha: É um símbolo do poder feminino, por conta da cavidade. É usado para representar divindades da água e do mar.
*Corda com nós: Geralmente é uma corda consagrada, encantada com feitiços e encantamentos. A corda pode ser usada para proteção e para demarcação do círculo ritualístico (quando é feito).
*Cálice: Representa o próprio útero do poder divino feminino. Em alguns ritos o cálice é usado para reservar líquidos mágicos e outras bebidas.
*Caldeirão: Assim como o cálice, representa o útero divino que cria, constrói e destrói. Um mago pode ter um ou mais caldeirões de acordo com as finalidades. Nele podem ser queimadas ervas, praticadas vidências e preparadas poções.
*Chama azul: É um recipiente com um fogo consagrado, uma chama espiritual que nutre a divindade. O recipiente é posicionado no altar durante os ritos. Representa a própria presença divina.
*Chifres: Símbolo de virilidade, masculinidade e poder divino masculino. Representa a união entre o masculino e o feminino, pois em uma extremidade é pontudo (representa o falo) e na outra extremidade possui um orifício (representa o útero). Pode ser decorado com frutas e outras oferendas para simbolizar a fertilidade e a abundância.
*Specchio: O espelho é usado para vidência, além de encantamentos e outros ritos.
*Pregos de ferro: Instrumentos com alto poder mágico, usados para anular feitiços, lançar maldições ou proteger contra malefícios. Afasta fantasmas e funciona como amuleto.
*Penne di corvo: A pena de corvo, assim como de outros pássaros, pode ser usada para marcar a parte leste do altar, representando o elemento ar. O corvo é um animal associado ao mundo oculto, a morte e a magia.
*Athame: É um punhal de cabo escuro, com o qual se delimita campos de energia mágicos, se realiza evocações, corte de energias e direcionamento energético.
*Nantabag: Uma bolsa confeccionada em camurça pelo próprio stregone. Pode trazer em si símbolos mágicos desenhados e se usa para carregar diversos objetos de culto, amuletos, etc. Objetos tradicionalmente carregados na Nantabag são: concha, sal, ervas, corda com nós, bastão, cálice, pentáculo, cristais, penas, incenso, etc.
*Zampa di Cervo: É uma pata de veado, utilizada por alguns magos para decoração do altar em honra aos deuses das florestas.
*Brocchette in terracotta: São pequenos vasinhos de barro onde se coloca água e outros líquidos como oferendas para os deuses. Geralmente os bruxos ofertam leite ou mel.
*Ossa animali: Os ossos de animais são usados por muitos bruxos para realização de divinações, oferendas, encantamentos, feitiços e confecção de amuletos.
*Tesoura: Costuma ser herdada de algum familiar. É utilizada em magias de banimento, benzimentos, quebra de encantos e purificação. Com ela se faz um encantamento contra o malocchio (mau-olhado). Se usa também para cortar ervas, confeccionar talismãs e cortar males espirituais.
*Vassoura: Seu cabo representa o falo divino e sua palha em forma triangular representa o poder feminino. É confeccionada com madeira e ervas mágicas para ser usada em limpezas energéticas e proteção.
*Pedra furada: Uma pedra com um orifício através do qual é possível realizar vidências.

Nenhum comentário: