quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Conhecendo o Mocambinho

Localizado na zona norte de Teresina, o bairro Mocambinho tem uma história que poucos conhecem. Antes de se tornar um bairro, o local fazia parte de uma antiga fazenda, onde foi construído um grande conjunto habitacional.

Tudo começou com a construção do conjunto José Francisco de Almeida Neto, da Cohab, mas posteriormente o bairro acabou recebendo o mesmo nome da fazenda, ou seja, Mocambinho, que significa Cabaninha.

Atualmente é um dos maiores bairros de Teresina, com uma população crescente, onde a maioria é de mulheres. O Mocambinho se destaca pela sua tranqüilidade, uma característica que foi ainda mais reforçada com a implementação do projeto Ronda Cidadão, que melhorou a segurança na comunidade.

As escolas públicas e privadas oferecem um elemento fundamental para o desenvolvimento da cidadania, ou seja, a educação. São cerca de 25 escolas funcionando atualmente, e o número só tende a crescer, juntamente com a demanda da população.

As unidades de saúde melhoram consideravelmente a qualidade de vida dos moradores, através dos serviços de atendimento médico gratuito, inclusive com tratamento de dependentes químicos, que é destaque.

A economia é fortalecida pelo comércio, tanto formal quanto informal, principalmente nos setores de gráfica, confecção, sorveteria, serigrafia e produtos em couro. O centro de produção do Mocambinho também é um importante pólo que movimenta a economia do bairro.


Quanto ao lazer o Ginásio “Pato Preto” já é uma referência na região, pois é aberto ao público durante todo o dia. Outras quadras, campos, praças e o importante parque ambiental somam elementos que dão uma cara única ao Mocambinho, um bairro com uma importante contribuição histórica e econômica dentro de Teresina, que merece ser conhecido.

*Texto e fotos: Rafael Nolêto

Nenhum comentário: