sábado, 15 de janeiro de 2011

Bruxaria em Paulistana

Localizada a 450km da capital Teresina, o município de Paulistana fica ao sul do Estado, possui 17.859 habitantes e está localizada no sertão piauiense. Para se chegar até lá o viajante tem de enfrentar oito horas de ônibus. 

Recentemente estive na cidade e lá conheci a simpática "Cida", uma bruxa solitária alegre e de bem com a vida, que tem na internet um importante veículo de difusão e intercâmbio da religiosidade pagã. 

É incrível perceber o quão importante é esse veículo para alguns pagãos, especialmente em casos como o de Cida, isolada geograficamente, mas integrada virtualmente.

Se por um lado Cida enfrenta dificuldades com a falta de outros pagãos, livros, materiais esotéricos e com a mente fechada de alguns moradores da cidade, por outro lado ela é uma privilegiada, por ter ao seu redor um lugar extremamente mágico, pois Paulistana é uma pequena cidade rodeada por um relevo montanhoso e banhada pelo belíssimo açude Ingazeiras, que foi cenário de algumas das gravações do documentário sobre paganismo no Piauí.

Adepta solitária do paganismo, Cida é, até agora, a única pagã encontrada em Paulistana, registrada pelo Censo Pagão do Jornal "O Bruxo". Ela é uma prova de que a magia pode ser despertada em qualquer lugar, independente de fatores como a distância, dificuldades impostas pelo contexto social, dentre outros obstáculos. 

Nenhum comentário: