terça-feira, 28 de junho de 2011

Hemera, a Rainha da Manhã

No dia 28 de junho celebra-se Hemera, uma bela deusa do panteão grego, sua mãe é a noite (representada pela deusa Nix) e seu pai é a escuridão (representada pelo deus Erebo). Mesmo com pais bem "darks", Hemera nasceu bem iluminada e é tida como a personificação do dia e dos ciclos matinais. Alguns estudiosos de mitologia defendem a ideia de que Hemera foi uma das primeiras deusas a representar o Sol.  
Segundo a narrativa mitológica, Hemera viveu um romance Éter, seu irmão. O romance resultou em uma filha, Tálassa. Com Éter, ela também gerou diversos seres, incluindo entidades sem formas definidas, como a Tristeza, a Cólera, a Mentira, dentre outros. Outros filhos atribuídos a Hemera são: Oceanus, Têmis, Briareu, Giges, Estérope, Atlas, Hipérion, Saturno, Moneta, Dione e as três Fúrias. 
De acordo com o poeta Hesíodo, Hemera habita além do Oceano, no extremo do Ocidente, junto com sua mãe Nix. Lá, um grande muro separa as portas do Hades do Mundo visível. 

"Quando Hemera sai, sua mãe espera até a hora de lançar a noite sobre o mundo. Quando Hemera retorna cruza por sobre o muro e cumprimenta sua mãe que saia para correr pelo Mundo"

Nenhum comentário: