segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Sabá Yule será realizado em honra aos deuses nórdicos

Frigga e Balder são dois arquétipos da mitologia nórdica adorados atualmente por reconstrucionistas e pagãos que resgatam o culto ao panteão nórdico. De acordo com a mitologia, Frigga é a deusa esposa de Odin e mãe de Balder. Para difundir o culto e compartilhar conhecimento acerca de tais arquétipos, o Coven teresinense "Chama do Dragão" já anunciou o encontro pagão que irá realizar no mês de dezembro. Segundo os organizadores a proposta é reunir os magos, bruxas e pagãos piauienses para promover uma tarde de discussão sobre os simbolismos e a magia do Festival de Yule. Na ocasião, os membros do Coven conduzirão celebração em honra a Deusa nórdica Frigga e ao Deus Balder.

O encontro será gratuito e aberto aos interessados, será realizado no domingo, 11 de Dezembro de 2011, das 15:00h às 18:00h, no Bosque às margens do Rio Poty, nas proximidades do Shopping Riverside. Os organizadores estarão esperando os participantes perto da parada de ônibus do Riverside e de lá irão para o local do evento. 

Vale lembrar também que os participantes devem levar frutas, sucos, biscoitos, bolos ou outros alimentos para que possam compartilhar no piquenique ao fim do evento. Quem desejar também pode levar incensos. Para saber mais informações, os interessados podem entrar em contato com o wiccan João Pedro Santos através do telefone 86-8115-1180.

3 comentários:

Fernanda Mendes disse...

Olá! Encontrei seu blog durante uma pesquisa na internet, moro em Teresina e tenho interesse em conhecer mais sobre o paganismo. Existe algum livro que poderia me indicar? Obrigada!!

Rafael Nolêto disse...

Olá Fernanda,
Existe uma extensa bibliografia relativa ao tema paganismo e neo-paganismo. Dependendo da vertente pagã ou da linha de estudo que deseja conhecer melhor, os títulos indicados podem variar. Sobre bruxaria e neo-paganismo existem bons livros do Raven Grimassi, Scott Cuninghan, Gerald Gardner, Gerina Dunwich, Dorieen Valiente, Margareth Murray, etc.
Sobre paganismo nórdico existe o livro "Asatrú" (Autora: Diana). Sobre paganismo greco-romano e reconstrucionismo nada melhor que os livros de história e mitologia.

Fernanda Mendes disse...

Obrigada pelas dicas Rafael! Sem dúvidas irei adquirir alguns desses livros para iniciar meus estudos. E parabéns pelo blog, é muito esclarecedor. Além disso, fico feliz de saber que alguns dos meus conterrâneos seguem a antiga religião. Mais uma vez obrigada!