Um encontro de magos, bruxas, pagãos e místicos será realizado em Teresina neste domingo (29). De acordo com o organizador João Pedro Santos, a ocasião será uma oportunidade para que os participantes conheçam um pouco melhor o poder da Deusa grega Héstia (Vesta entre os romanos), que rege o fogo sagrado, o lar e a família.
O iníco das atividades do encontro se dará a partir das 15 horas e o término será por volta das 18 horas. Serão realizadas palestras, rodas de debate, um ritual (a participação será opcional) para atrair as bênçãos de Héstia e um piquenique ao final do encontro. quem for participar deve levar frutas, biscoitos, bolos, sucos, refrigerantes, salgados ou algum outro alimento ou bebida (não alcoólica) para compartilhar com os presentes.
Um pouco sobre Héstia
Héstia (ou Vesta, na mitologia romana) é a deusa grega dos laços familiares, simbolizada pelo fogo da lareira. Filha de Saturno e Cibele (na mitologia romana), filha de Cronos e Reia para os gregos, era uma das doze divindades olímpicas.Embora não apareça com frequência nas histórias mitológicas, era admirada por todos os deuses. Era a personificação da moradia estável, onde as pessoas se reuniam para orar e oferecer sacrifícios aos deuses. Era adorada como protetora das cidades, das famílias e das colônias.
Sua chama sagrada brilhava continuamente nos lares e templos. Todas as cidades possuíam o fogo de Héstia, colocado no palácio onde se reuniam as tribos. Esse fogo deveria ser conseguido direto do sol.
Quando os gregos fundavam cidades fora da Grécia, levavam parte do fogo da lareira como símbolo da ligação com a terra materna e com ele, acendiam a lareira onde seria o núcleo político da nova cidade.
Sempre fixa e imutável, Héstia simbolizava a perenidade da civilização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário