quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Dia do Saci ou Halloween?

Quando chega essa época do ano, quando se aproxima o Samhain e o Dia das Bruxas, muitos começam a espalhar mensagens "patriotas", defendendo o fim do Halloween e sugerem trocar a data pelo "Dia do Saci". O engraçado é que ao longo de todo o ano todos esses que mais criticam também são aqueles que celebram datas estrangeiras, a exemplo do natal, ano novo, carnaval, páscoa e outras. 
O tal do "Dia do Saci" consta do projeto de lei federal nº 2.762, de 2003 (apensado ao projeto de lei federal nº 2.479, de 2003), elaborado pelo Chico Alencar, (PSOL - RJ) e Ângela Guadagnin (PT - SP), com o discurso de resgate a figuras do folclore brasileiro, em contraposição (isso fica claro!) ao "Dia das Bruxas", ou Halloween, de tradição cultural celta. Propõe-se seja celebrado o dia do saci justamente em 31 de Outubro. Já pensou se criassem o dia da "Mula-sem-cabeça" justamente no mesmo dia do natal? No mínimo ia repercutir negativamente e o autor do projeto seria execrado.
Hipocrisia e ignorância andam lado a lado e nesse caso específico não é cabível julgar os outros por celebrarem datas estrangeiras quando, até Jesus, que é cultuado no Brasil, nem brasileiro é, já que nasceu no Oriente Médio. Fica a reflexão.


Nenhum comentário: