sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Cabocla Jurema no Paganismo Piaga

Na Corrente da Terra, diversas entidades espirituais são cultuadas na Linha do Culto Índio. Uma das principais é a Cabocla Jurema, que também é encontrada nos cultos do Catimbó e outros de origem afro-brasileira. 



Jurema faz parte de um grupo de espíritos nativos brasileiros que auxiliam em trabalhos de cura por meio de ervas, banhos, símbolos, danças, defumações e trabalhos mágicos de pajelança que utilizam a energia da natureza.


A figura de Jurema representa a própria resistência da cultura indígena, que sobreviveu até os dias atuais por meio de ritos secretos do catimbó e encantaria. Jurema é uma das “donas espirituais” da terra brasilis, tendo seu culto absorvido primeiramente pelos cultos afro-brasileiros e mais recentemente pela tradição pagã piaga. Jurema é, definitivamente, uma das potências do panteão nacional brasileiro. 



Jurema é uma entidade de grande força que, ao se fazer presente no culto, atrai também a presença de outras caboclas e caboclos de energia semelhante, sempre ligados a ambientes da natureza (ex.: Caboclo do Tajá; Cabocla da Cachoeira). 



Essa poderosa índia sempre ajuda seus devotos nos momentos de dificuldade, quando é chamada para purificar e iluminar os caminhos dos que lhe nutrem amizade. No Paganismo Piaga não há incorporação nos ritos, pois o contato se dá via práticas devocionais, visões, sonhos, danças e outras práticas. 



Uma forma de agradar a Cabocla Jurema consiste em lhe oferecer, numa mata limpa, uma cumbuca ou um pano com coco verde aberto, coberto com mel. Você também pode colocar frutas tropicais ao redor do coco, como a acerola, manga, o caju ou a banana. 



Para dedicar um altar à Cabocla Jurema, você pode separar uma mesa coberta com um pano verde e decorar o espaço com imagens de caboclos, vela verde, um vaso com guiné, samambaia, orquídea, comigo-ninguém-pode, bromélia ou tajá plantado. Jurema gosta de plantas tropicais com belas folhagens.

Nenhum comentário: