quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Roda Piaga: Festa da Vida

Muitas das tradições cristãs atuais possuem raízes pagãs, inclusive as celebrações natalinas, por isso nós, pagãos, vemos a realidade dessas tradições atuais como resultado de deturpações e adaptações ao longo do tempo. 

Várias sociedades pagãs celebravam nessa época o aniversário de divindades solares, como o Deus Mitra na Pérsia, o Sol Invicto em Roma, Dionísio na Grécia, dentre outros.

Na Escandinávia a celebração era chamada de Yule, para festejar o Solstício de Inverno era costume levar toras de pinheiro para dentro das casas, fazer fogueiras e reunir a comunidade em torno de fartos banquetes.

Em Roma a época era chamada de Saturnália, ocasião em que se praticava a caridade, troca de presentes e muita alegria para honrar o Deus dos campos e colheitas, Saturno. Infelizmente, ao longo do tempo a data teve enfraquecido seu caráter simbólico-espiritual, fortalecendo apenas o lado comercial.

Festa da Vida: Os Deuses regam a Terra
Dodola, Deusa eslava honrada no festival

“Festa da Vida”: é com esse título que os adeptos de espiritualidades pagãs celebram essa época no Piauí. A ocasião festiva é uma das oito celebrações principais do ano litúrgico piaga e simboliza a passagem do Solstício no dia 22/12 e a chegada das chuvas após um longo período de estiagem (B-R-O-BRÓ).

A partir dessa época o cenário local de transforma e o verde volta a brotar, refletindo o despertar da vida da terra. O solo é fertilizado, muitas plantações são iniciadas e a alegria retorna após os meses escaldantes em que muitos passam por provações no campo.

Comemoramos essa ocasião com muita alegria, em reuniões com amigos e família, para celebração com cânticos, danças, fartos banquetes e rituais de agradecimento pelas bênçãos de vida trazidas pelos Deuses ligados à chuva.

Arquétipos Associados
Em diversas linhas de cultos da tradição piaga há divindades específicas que são honradas nessa ocasião. Abaixo, veja algumas delas.

Corrente da Terra:
[Linha dos Deuses Nativos] Guaraci e Amanaci

Corrente Colona:
[Linha Romana] Saturno e Ops
[Linha Celta] Green Man e Cernunnos
[Linha Nórdica] Freyr e Freya
[Linha Eslava] Perun e Dodola
[Linha Egípcia] Tefnut e Hethert
[Linha Africana] Oxumaré e Nanã

Celebrando

Para celebrar a chegada das chuvas nessa ocasião existem várias formas. Você pode preparar um banquete com alimentos saudáveis, muitos sucos e ofertar aos amigos, família e aos Deuses. Velas podem ser acesas representando a iluminação do mundo através das bênçãos da estação. Uma árvore pode ser decorada, da mesma forma como a árvore de natal, pois representa o verde que volta a brotar. 

A caridade e a troca de presentes também podem ser praticadas como alusão às práticas da Saturnália romana. Como a época representa a chegada de chuvas fertilizantes, deve ser celebrada com alegria, com cânticos e danças em grupo. Abaixo veja o canto da chuva, desenvolvido para as celebrações da Vila Pagã.

Canto da Chuva (R. Nolêto)
A chuva cai pra fertilizar 
Sentimos o cheiro da Terra no Ar 
Nos reunimos pra agradecer 
A chuva divina pro verde crescer 
... 
Folhas dançam, dançamos também 
Gira, gira, gira, energia do bem 
Nuvens se movem dançando no céu 
Cobrem o Sol com seu divino véu 
... 
Vento, ventania 
Levem pros Deuses a nossa magia 
 Bênçãos de alegria 
Nuvens de chuva trazendo energia 
... 
Na Festa da Vida, honramos a Luz 
Em forma divina, que a bênção conduz 
Chuva que nutre e traz fertilidade 
Regando as terras do campo ou cidade 
... 
Sol, amigo e irmão 
Vem e ilumina a nossa nação
Força e união 
Enchem de vida todo coração



Feliz celebração da Festa da Vida pra você! 
E que as chuvas fertilizadoras também nutram a todos nós com alegria e vitalidade!

Nenhum comentário: