sexta-feira, 18 de julho de 2014

Amigos da Vila Pagã organizam Neptunália em THE

A Neptunália é o festival das águas e será celebrado em Teresina no domingo, 20 de julho, a partir das 9:30h, no Parque Encontro dos Rios. Para participar, vista-se de azul e leve sua garrafa de água para ser consagrada durante o ritual, com a energia de cura e magia.

O objetivo do encontro é promover a confraternização entre adeptos de tradições politeístas em Teresina, através do culto à magia das águas e ancestrais da terra.
Neste festival será realizado um ritual para livrar a vida dos tremores e abalos. Será uma manhã de conversas sobre o culto das águas no Piauí.

A Neptunália é um antigo festival de origem romana em que se rendiam homenagens a Netuno, bem como a sua esposa Salácia, Deusa Aquática, mãe de Tritão. No Paganismo Piaga⊕, tradição politeísta nascida no Piauí, este festival é dedicado a todas as divindades das águas, tendo como padroeiro o Deus Netuno.

Em 2014 a Neptunália será realizada no encontro dos Rios Parnaíba e Poti, com programação que incluirá:

- Ritual das Águas.
- Palestras.
- Piquenique.


Dentre as atrações da Neptunália 2014, ritual, piquenique e confraternização. Teremos a palestra imperdível do arqueólogo piauiense Filipe Porto, que abordará o tema: "Reflexões arqueológicas sobre o culto das águas".

No passado, durante os dias de festival os romanos iam para os campos e para as florestas, onde construíam pequenas cabanas com folhas e ramos, chamadas “tabernaculi”. Sob a sombra dos tabernaculi, faziam banquetes ao ar livre, bebiam água das fontes, bem como vinho e outros alimentos consagrados ao Deus das águas.

Durante a noite faziam acampamentos e fogueiras para cozinhar e prolongar as celebrações pelo dia seguinte. Celebrar o Deus dos Mares assegurava fertilidade no campo e boas colheitas. Durante as celebrações atuais desse festival, pede-se por abundância e proteção para outras áreas da vida moderna.


Um comentário:

Anônimo disse...

olá sou hennyo tenho 16 anos quero iniciar na wicca e pretendo montar meu coven interessados www.facebook.com/hennyo.santos ou whats (86)9480 2831