quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

"Penetra Cultural"

O natal já passou (graças aos Deuses! rs)... mas toda a "movimentação" dessa época me levou a refletir sobre algo que é muito discutido no mundo pagão. Eu já não aguentava mais tantos recadinhos de "Feliz Natal" lotando a minha página de recados do orkut... não tem quem aguente... até mesmo para quem comemora o natal esses recados "escandalosos" estressam (até dói na vista!).
Tem gente que nunca lhe envia um recado na vida, que nem lhe conhece, mas quando chega nessa época lota a sua página com mensagens clássicas do tipo "feliz natal e próspero ano novo"... totalmente cópia sem a menor criatividade.
Esse texto pode até parecer estranho para quem vivencia anualmente esse clima natalino, alguns podem até se questionar: "- De onde surgiu esse doido que não gosta do natal?"
A questão é: Eu sou adepto da bruxaria, bruxaria é um credo pagão, paganismo é um culto anterior ao cristianismo e, portanto, minha religião não comemora o natal (ou seja, o nascimento de Jesus, "o cristo"), simples assim! Ao contrário do que muitos podem estar pensando... não, eu não odeio o natal! A única coisa que incomoda os pagãos nessa época é que as pessoas não compreendem o fato de que nós, pagãos, não comemoramos o nascimento de Jesus, ou seja, o natal.
A data do calendário pagão que "corresponde" ou pode ser comparada ao "Natal" é o Yule (celebrado em 21 de dezembro), mas comemora o nascimento do Deus, que, na crença pagã, não é Jesus. O Ano Novo pagão é comemorado do dia 31 de Outubro e, como deu para perceber, já passou faz tempo....rs.
Muitas pessoas não aceitam que a diversidade cultural e religiosa é um fato, por isso alguns pagãos nessa época sofrem um "pouco" com a "mente fechada" de alguns cristãos mais fervorosos.
Eu até que ainda tentei entrar no clima da data natalina (apesar de não fazer parte do meu calendário litúrgico), mas convenhamos, eita "falsidadesinha" que rola nessa época né! Tem gente que te odeia e ainda tem a "cara-de-pau" de dizer "-Feliz natal, te amo e Jesus também"... Mas... sem as convenções sociais o mundo seria uma bagunça... Nessa época de natal e ano novo cristão, que é comemorado pela maioria da população brasileira, fica difícil para quem faz parte da "minoria religiosa", se manter excluso do clima de celebrações de fim de ano. Por esse motivo tento sempre me colocar em uma posição de "antropólogo" ou "sociólogo"... ou seja, já que dentro do cenário religioso do momento eu sou a minoria (o "intruso cultural"), a solução é "incorporar" momentaneamente o "cristão". Afinal, o máximo que eu conseguiria me "excluindo" dessas comemorações seria tornar-me anti-social e antipático, coisa que não sou....rs! Além do mais, é papel do jornalista (estou estudando para isso!) vivenciar "recortes" de realidade, é mostrar e saborear o máximo que a diversidade cultural tem para oferecer. Por isso tento me colocar na posição do outro e entender sua visão de mundo, assim ninguém perde nada e eu sobrevivo a mais um natal... e aos recados natalinos do orkut...rs

Nenhum comentário: