domingo, 4 de janeiro de 2009

Quente!

A cada dia que passa o clima de vem se tornando mais implacável com a população de Teresina, que tem que conviver diariamente com os incômodos provocados pelas altas temperaturas. O período dos meses mais quentes do ano é conhecido com B-R-O-BRÓ e é durante essa época que o desconforto dos moradores da cidade se torna mais evidente. O aquecimento global, ao contrário do que muitos possam pensar, por si só não um problema, mas a aceleração de tal processo teve enorme contribuição de ações humanas e acabou se tornando um sério problema ambiental.
Foram muitos os fatores que contribuíram para a elevação da temperatura de Teresina no decorrer dos últimos anos. Segundo o antropólogo e historiador Luiz Mott, a temperatura média de Teresina variava em torno de 24° a 36° na época em que o Estado foi colonizado. Atualmente a temperatura média varia entre 34° a 40º. Um dos fatores que mais contribuiu para o aumento da temperatura na cidade com certeza foi a ação do homem, que já demonstrou por diversas vezes sua enorme falta de respeito com o meio ambiente.
Queimadas, açoreamento dos rios, poluição, desmatamento, dentre outras práticas são ações locais que refletem de maneira global. Ou seja, ações de degradação ambiental do outro lado do planeta podem refletir diretamente nas condições climáticas de toda a Terra.
Em Teresina, as ações do homem foram decisivas para a notável elevação da temperatura. Alguns dos principais fatores que contribuíram para que isso ocorresse foram a constante verticalização, que ocasionou grande influência sobre os cursos de vento da cidade, o desmatamento e a diminuição de áreas verdes, além de um constante aumento do número de veículos.
Os ambientalistas apontam várias saídas para que o problema da elevação da temperatura seja amenizado. Algumas iniciatiavas para desacelerar o aquecimento global podem partir da própria população, ao contribuir para a arborização urbana, uso de transporte coletivo, uso de biocombustível (que reduz a emissão de gases poluentes), controle do consumo de água, reciclagem de lixo, economia de energia elétrica e conscientização ambiental. Talvez se cada um fizer a sua parte, contribuindo para a preservação do meio ambiente, com certeza a população irá sofrer muito menos com os incômodos provocados pelas elevadas temperaturas da Cidade.

Nenhum comentário: