quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Feliz dia de Hecate

No dia 13 de Agosto é quando, entre os pagãos, se rendem homenagens para Hécate, a mais antiga forma grega da Deusa tríplice. Hécate é uma Deusa do Submundo e do Paraíso. A Deusa da Magia, da feitiçaria, das encruzilhadas. Alguns de seus símbolos são as chaves, o caldeirão e os cães. No início de seu culto, Hécate era vista como uma boa deusa, cultuada em encruzilhadas (onde ficavam suas imagens). Somente após a queda do matriarcado Hécate passou a ser vista como uma Deusa do Submundo e governante da encruzilhada de três caminhos. Passou a ser chamada de Hecate Trevia (ou triforme), por conta de suas imagens que possuiam três faces e eram colocadas nas encruzilhadas (onde ocorriam seus cultos).
Acreditava-se que quando era cultuada durante a Lua Cheia, Hécate trazia energia e magia positiva. Já quando era cultuada durante a Lua Nova, Hécate favorecia a magia negra.
Os festivais de Hécate são sempre festejados durante a noite, à luz de tochas. Tem o poder de equilibrar a vida espiritual das pessoas. Uma oferenda simples para Hécate pode ser feita acendendo três velas (uma representando cada face dela) e dedicando para Ela nesta noite. Já montei meu altar para Ela! Que todas as suas bênçãos sejam derramadas sobre nós!




Um comentário:

Unknown disse...

Dia de Hécate e também de Diana segundo algumas tradições e/ou fontes históricas.

Abençoados sejam pela Mãe padroeira de toda a Bruxaria!

abração.