segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Os que se perdem pelo caminho

O paganismo é um caminho que atrai cada vez mais pessoas; pessoas essas que buscam vivenciar o verdadeiro significado da palavra religião, ou seja, “religare”, que provém do latim e significa religar-se. Mas religar-se a quê? Religar-se ao Poder Divino, aos Deuses. Nas religiões pagãs (como a bruxaria, stregheria, wicca, druidismo) essa religação com o poder divino ocorre através da magia, da conexão com as forças mágicas e da celebração dos ciclos e transformações da Natureza.
No século XXI as transformações no mundo ocorrem cada vez mais rápido, provocadas principalmente pela constante globalização. O paganismo, principalmente entre os jovens, vivencia momentos de auge e declínios repentinos que podem ter diversas causas. Cinema, música, literatura, internet, TV...
Se analisarmos bem a situação, veremos que a principal causa do aumento ou declínio no número de adeptos de uma religião (seja ela qual for) é a exposição midiática. O que é conhecido pode ser amado ou odiado, e não se pode ter uma opinião concreta sobre o que não se conhece. Segundo alguns dados, o Brasil é um dos países em que o paganismo mais cresce no planeta, o que pode ser atribuído a democratização da internet, a exploração da magia pela mídia (o que engloba cinema, novelas, internet, TV, música).
A magia chama a atenção principalmente dos jovens. Muitos são atraídos pela magia, muitos começam a estudar, outros esbarram nos primeiros obstáculos e desistem no meio do caminho. Como já afirma a antiga frase: “A magia é para todos, mas nem todos são para a magia”. Os obstáculos que surgem na vida do candidato a bruxo são vários, mas o maior obstáculo contra o qual ele terá que lutar será ele mesmo. Para seguir a Arte verdadeiramente, temos que vencer nossos egos, nossos medos, frustrações, temos que aprender a amar aos Deuses antes de tudo, mas é amar verdadeiramente, não adianta só dizer que pratica magia para que os outros saibam disso.
Para ser um bruxo de verdade, não é preciso que ninguém na sociedade te reconheça como tal, apenas os Deuses. E para que os Deuses te reconheçam, não é preciso se exibir vestido de Harry Potter no cinema, nem comprar os instrumentos mágicos mais caros para exibir aos colegas, nem mesmo comprar livros de magia que não lê, muito menos aprender as mais “poderosas magias” para se sentir melhor que os outros.

Para ser aceito pelos Deuses é necessário antes de tudo aprender a amar a si mesmo, independente do que os outros acham; é preciso reconhecer e admitir que a magia vive dentro de você e que não precisa de um atestado de nenhuma ordem dos sumo sacerdotes para que possa vivenciar isso.

Quando o Harry Potter é lançado no cinema, milhares de “bruxos” surgem da noite para o dia, é impressionante. Mas basta que o Crepúsculo seja lançado para que esses mesmos “bruxos” virem vampiros. Bruxos de verdade são sempre bruxos, independente do filme que esteja “bombando” no cinema ou do Best Seeler mais comentado.

Pense, reflita! Você realmente sente a magia viva dentro de você? Ou será que apenas comprou um pouco de magia na prateleira do supermercado para brincar enquanto assiste “Power Ranger’s força mística”? Os verdadeiros filhos da Deusa são selecionados por Ela, é uma seleção natural, que pode até demorar, mas os escolhidos sempre resistem até o final a todas as provações, enquanto que os “bruxos da moda” tropeçam no primeiro cascalho. Se você realmente encara a magia como um caminho de Luz que lhe ajudará a evoluir espiritualmente e como pessoa, então siga em frente, estude, não desista!

E que a chama da verdadeira magia concedida pela Deusa nunca se apague do seu coração!

Nenhum comentário: