domingo, 8 de novembro de 2009

O Significado do Halloween

Atualmente, para a maioria dos adeptos do paganismo, o Samhain (mais conhecido pelos não-pagãos como Halloween) é um dos festivais mais importantes do calendário de celebrações, pois marca o início de um novo ciclo, um novo ano. No Hemisfério Norte este festival é celebrado em 31 de Outubro e no Hemisfério Sul é celebrado em 1º de Maio. Alguns pagãos da região Norte e Nordeste do Brasil seguem o calendário baseado no Hemisfério Norte, enquanto a maioria dos pagãos de outras regiões do país segue o calendário do Hemisfério Sul.
O nome desse festival pode variar de acordo com a tradição ou vertente pagã, mas geralmente o sentido é semelhante. Na Stregheria (bruxaria italiana), por exemplo, a celebração é conhecida como “La Festa dell’ Ombra”. É o dia em que a Deusa desce ao Submundo e busca pelos mistérios da Morte. Lá a Deusa encontra com o Deus das Sombras e do Submundo. Os dois realizam uma união mágica e sagrada para dividir seus mistérios. De acordo com as tradições pagãs, o Samhain é uma data em que o véu entre o nosso mundo e o mundo dos espíritos se torna mais tênue. Os mortos voltam ao mundo dos vivos e ficam por aqui até a noite de dois de novembro.
Na tradição cristã, essa data foi adaptada e transformou-se no dia de finados (ou dia de todos os santos). É costume celebrar este festival com favas, massas e vinhos. Alguns costumam decorar suas casas com figuras bizarras, para assustar os maus espíritos.
Grande parte dos pagãos, inclusive eu, celebro esta data através de rituais para honrar aos espíritos ancestrais. É um momento especial para rever e analisar tudo aquilo que não é mais útil e deve “morrer” em nossas vidas. Quando limpamos nossos caminhos daquilo que nos impede de evoluir (rancor, raiva, sentimentos negativos) o espaço fica livre para ser preenchido por novos sentimentos que nos fazem pessoas melhores.
Veja a seguir a lista de correspondências do Samhain:
Incensos: maçã, heliotropo, menta, noz-moscada e sálvia.
Cores das velas: preta, laranja.
Pedras preciosas sagradas: todas as pedras negras, especialmente azeviche, obsidiana e ônix.
Ervas ritualísticas tradicionais: bolotas, giesta, maçãs beladona, dictamo, fetos, linho, fumária, urze, verbasco, folhas do carvalho, abóboras, sálvia e palha.

Nenhum comentário: