quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Encontro Afro-Brasileiro pela Consciência Negra

Neste mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves oferece uma programação especial em homenagem à luta dos que tanto sofreram por uma diferença imaginada pela mente humana segregativa. Além dos Jogos Abertos Capoeira Ginga Piauí Zumbi dos Palmares, no Teatro de Arena, a Casa da Cultura realiza neste próximo dia 19, o “Encontro Afro-Brasileiro: reflexão, diversidade e consciência”.

O dia 20 de novembro é o dia nacional da Consciência Negra, sendo, inclusive, feriado municipal em algumas cidades do país. Tal dia foi escolhido por ser a data de falecimento de Zumbi dos Palmares, no ano de 1965. Durante todo o dia 19 haverá uma programação temática na Casa da Cultura, idealizada pela diretora da casa, Yolanda Carvalho, e pela Coordenadora de Cinema, Vídeo e Fotografia da FMC, Adriana Galvão. A entrada é franca.

Às 8h, haverá a exibição do filme “Quanto vale ou é por quilo?”, drama do cineasta paranaense Sérgio Bianchi. Com atuação de grandes nomes do cinema brasileiro como Joana Fomm, Caio Blat e Bárbara Paz, a história passa-se no século XVII e aborda a exploração escrava, o tratamento não humano aos negros.


Confira a programação:

8h – Exibição do filme “Quanto vale ou é por quilo?”, de Sérgio Bianchi – Brasil, 2005
10h – Bate-papo com o mestrando da UFPI, Gisvaldo Oliveira
11h – Intervenção artística, poesia audiovisual, capoeira e música
14h - Exibição do filme “Quanto vale ou é por quilo?”, de Sério Bianchi – Brasil, 2005
16h - Bate-papo com o Dr. Robson Cruz, docente da UFPI
17h - Intervenção artística, poesia audiovisual, capoeira e música

Nenhum comentário: