sábado, 16 de julho de 2011

Muito misticismo e magia em "O Astro"

por Rafael Nolêto

Já no primeiro episódio a nova versão de "O Astro", trama originalmente escrita por Janete Clair, marcou média de 27 pontos, com picos de 30, segundo medição do Ibope em São Paulo. Uma audiência acima do que vinha sendo conquistado pela emissora no horário das 23:00h. Aliás, outra novidade da produção é o horário, uma aposta da Globo para levantar o ibope, e pelo visto está dando certo, ao menos é o que acham muitos críticos de televisão.

"O Astro" é exibida em apenas 60 capítulos, e por isso, mesmo sendo uma novela, é denomidada como macrossérie. A versão de 2011 é um remake (regravação) da novela de 1977, que teve Francisco Cuoco interpretando o protagonista Herculano Quintanilha.

O Enredo

Na versão de 2011, quem interpreta o bruxo Herculano é Rodrigo Lombardi. A trama da novela começa em 2002, quando, na cidade de Bom Jesus do Rio Claro, Herculano Quintanilha é traído pelo companheiro de trapaças, Neco da Silva, que foge com o dinheiro angariado para a reforma da igreja do lugarejo.

Herculano é humilhado em praça pública e foge para uma delegacia de polícia, e pede para ser preso, vai para uma cadeia do Rio de Janeiro, deixando a mulher, Doralice, e o filho pequeno Alan, prometendo vir buscá-los um dia.  No período de oito anos, durante sua permanência na cadeia Herculano conhece Ferragus, um mago que lhe ensina truques de ilusionismo, magia e astrologia.

Já no ano de 2010, Herculano passa a trabalhar na Casa Noturna Kosmos, sendo reconhecido como o "Professor Astro", fazendo apresentações na pele de um tarólogo, astrólogo e mago renomado. Numa de suas apresentações Neco, o amigo que o traiu, de quem novamente Herculano se aproxima de mágoa e à espera de uma oportunidade para se vingar.

Para mais informações sobre a novela, veja o site oficial http://oastro.globo.com/

"Minha pedra é Ametista"

Ametista é a pedra mágica usada pelo mago Herculano durante todas as suas apresentações. Muito mais do que uma bela gema preciosa que decora o turbante de Herculano, a ametista possui um simbolismo místico muito forte. Muitos lhe atribuem propriedades curativas, como a propriedade de melhorar a lucidez, acalmar a mente, combater a diabetes, a insônia e as dores de cabeça.

É utilizada muitas vezes para meditação e é associada com a espiritualidade. No misticismo acredita-se que a ametista é capaz de transformar energias negativas em positivas. Na astrologia, está associada aos signos Peixes e Sagitário e aos planetas Júpiter e Neptuno.

Nenhum comentário: