sexta-feira, 15 de julho de 2011

Marte, o Deus Guerreiro

Por Rafael Nolêto

Na Roma Antiga, Marte era tido como o Deus da guerra e correspondia ao Deus grego Ares. Marte, ao contrário de Ares, era muito adorado pelos romanos, que o associavam a fertilidade, conquistas, prosperidade, guerras sangrentas e vitórias. Marte era filho de Juno (Hera) e Júpiter (Zeus). Era irmão de Minerva, a Deusa da diplomacia e da estratégia em guerras. De acordo com a mitologia, Marte e Minerva possuíam uma rixa, que ocasionou um combate entre eles, junto das muralhas de Tróia, onde cada um defendeu um exército. Marte, que defendeu os troianos, acabou sendo derrotado por Atena.

Mas nem só de lutas vive o deus da guerra. Apesar de toda a sede de sangue, marte nutriu um grande amor pela Deusa Vênus, com quem teve o filho Cupido e a filha mortal Harmonia. O amor entre Marte e Vênus era fruto de um adultério, pois Vulcano era o verdadeiro esposo de Vênus, e ficou furioso ao descobrir o romance dos dois, prendendo os amantes em uma rede.

Os romanos se consideravam descendentes diretos de Marte, pois Rómulo e Remo (fundadores mitológicos de Roma) eram filhos de Reia Sílvia (ou Ilia, vestal e princesa de Alba Longa) e de Marte.

A cor associada a Marte é o vermelho, pois é a cor do sangue, relacionada com a violência na antiguidade. Talvez esse fato tenha originado o nome do planeta marte, chamado também de planeta vermelho. Seus atributos são o escudo sagrado, a lança, o pica-pau, o lobo e o touro.

Durante o mês de março, em Roma, eram realizadas diversas celebrações em honra a Marte, que era venerado como um dos principais deuses, chegando a ser mencionado como Deus Nacional, diferente de Ares, seu correspondente grego, que por sua vez era considerado um deus menor, bruto e pouco cultuado.

No primeiro dia de Março todos os prédios romanos eram decorados com coroas de louro em honra a Marte. Esse deus é considerado o protetor dos campos, colheitas e conquistas.

Hinos a Ares/ Marte

Hino Órfico a Ares, com fumigação de olíbano:
Magnânimo, despreocupado, tempestuoso Ares,
Que se rejubila em afiadas flechas e guerras sangrentas,
Feroz e indomável, cujo poder vigoroso pode estremecer os mais fortes muros e suas fundações.
Rei que destrói mortais com sangue e espadas e lanças e os terríveis gritos de batalha,
És o pavoroso aniquilamento da luta selvagem.
Retenha tuas furiosas disputas e vingativas contendas,
Que fazem a vida humana ser amarga e preenchida de tristeza.
Grite agora para a Linda Afrodite e para Dionísio,
Dê à Deméter as armas do campo de batalha.
Encoraje a paz e os trabalhos gentis, e conceda-nos auxílio e abundância.

Hino Homérico VIII - A Ares
Ares, de força extraordinária, condutor da biga, de elmo dourado, valente de coração, portador do escudo, salvador das cidades, de brônzea armadura, braço forte infatigável, poderoso com a lança.
Ó defensor do Olimpo, pai da Vitória bélica, aliado de Têmis, severo governante dos rebeldes, líder dos homens justos, Rei com o cetro da virilidade, que gira sua feroz esfera entre os planetas em seus sétuplos cursos através do éter, no qual seu corcel flamejante sempre te leva acima do firmamento do céu; ouça-me, auxiliar dos homens, doador da destemida juventude!
Verta um gentil raio de cima sobre a minha vida, e a força de guerra, que eu possa ser capaz de afugentar a amarga covardia de minha cabeça e de esmagar o doloso engano em minha alma.
Retenha também a afiada fúria de meu coração, a qual me provoca a trilhar os caminhos da disputa de pavoroso sangue.
Antes, ó abençoado, dê-me coragem para perseverar dentro das inofensivas leis da paz, evitando a contenda e o ódio e o violento espírito maligno da morte.

* Hinos traduzidos por Alexandra Nikasios, extraídos do site https://sites.google.com/site/helenismo/Home/hinario/ares


Ritual a Marte

Este é um ritual que pode ser feito para despertar seu poder interior, sua capacidade de ir à luta, de aceitar e vencer os desafios que a vida lhe propõe. É ideal para momentos em que se precisa vencer alguma batalha judicial ou superar algum obstáculo. Fazendo esse rito você receberá do Deus Marte um pouco da energia sagrada que todo guerreiro precisa ter para garantir sua vitória.

* Material necessário:
- Fitinhas de cetim vermelho.
- Uma vela vermelha.
* Melhor dia para o ritual:
- Terça-feira.
* O Ritual:
Preferencialmente em um dia de terça-feira (dia de marte), em um lugar reservado, decore a vela vermelha com as fitinhas de cetim. Em seguida, segure a vela com a sua mão de poder, aquela com a qual escreve. Esta vela deve ser imaginada como se fosse sua espada mágica, que corta e afasta todo tipo de mal ou energia nociva. Depois de mentalizar a espada mágica (representada pela vela) cortando todo o mal, evoque o Deus Marte e peça ajuda dele para despertar seu guerreiro interior, lhe dando energias para continuar na luta, recite a seguinte oração:
"Todas as homenagens a Ti, Marte
O mais corajoso dos Deuses!
Peço, óh Deus Guerreiro,
Que me conceda força,
Que me dê coragem,
Que me guie com Tua proteção,
Hoje e Sempre!"

Se desejar, faça o download da edição especial do Jornal O Bruxo, em homenagem a Marte
download - clique aqui

Nenhum comentário: