segunda-feira, 11 de julho de 2011

Neptunália Teresina 2011

Templo de Netuno
No dia 24 de Julho de 2011 (domingo) será realizado pela segunda vez em Teresina o Festival de Neptunália, com o objetivo de reunir magos, bruxas, pagãos e esotéricos na capital, para celebrarem juntos a magia das águas. A seguir confira os detalhes do evento.

Coreto do Parque da Cidade
* Local: Parque da Cidade, bairro Primavera, zona norte de Teresina.
- Ponto de Encontro: Coreto do parque da cidade.
* Data e Horário: 24/07/2011, das 9:30h às 12:30h.
* Investimento: R$ 3,00.
* O que levar:
   Alimentos para compartilhar no piquenique (Sucos, biscoitos, bolos, pães, salgados);
   Uma garrafa com água
   Incensos e fósforo
   Papel e caneta
   Flores brancas, conchas ou outro "presente" em agradecimento ao Deus Netuno (podem ser fotos, desenhos, pedrinhas, etc).
* Programação:
- Início: apresentação dos participantes.
- Momento de Meditação.
- Palestra: Netuno, aspectos mitológicos, lendas e mitos.
- Palestra: Netuno e suas influências na vida humana.
- Ritual de Conexão com Netuno (para proteção, poder e equilíbrio).
- Piquenique (leve um alimento para compartilhar)



* Para mais informações e para confirmar participação ligue: 9416 00 70 (Rafael Nolêto)
* OBS.: Ir com roupa de cor azul. Por favor, deixem as roupas curtíssimas para o baile funk. Vale lembrar que o evento tem caráter religioso.


Sobre o Deus Neptuno:
Neptuno (ou Netuno) é um Deus Romano das Águas e dos Mares, conhecido como Poseidon entre os gregos. Tinha em sua honra um templo no vale do Circo Maximo, entre os montes Palatino e Aventino, e ainda um outro, no Campo de Marte. A Neptunália é um antigo festival romano de três dias de duração em que rendem-se homenagens a Neptuno, bem como a sua esposa Salácia, Deusa (ou ninfa) Aquática, mãe de Tritão. As celebrações do culto de Neptuno também estão associadas a Venília, outra Deidade marítima, associada a Agitação do Mar.
Para homenager Neptuno, os marinheiros da Roma Antiga estabeleceram o Festival de Ludi Neptunalici (ou Jogos Neptunianos), onde ocorriam corridas de barcos, simulações de combates navais e outras atividades.
Esta festa sacra era realizada na antiguidade com a finalidade de conjurar a seca e pedir proteção para as atividades agrícolas. 


Nos três dias de festival os romanos iam para os campos e para as florestas, onde construíam pequenas cabanas com folhas e ramos, chamadas "tabernaculi" (ou tabernáculos). Sob a sombra dos tabernaculi, faziam banquetes ao ar livre, bebiam água das fontes, bem como vinho e outros alimentos consagrados ao Deus. Durante a noite faziam acampamentos e fogueiras para cozinhar e prolongar as celebrações pelo dia seguinte. Celebrar o Deus dos Mares assegurava fertilidade no campo e boas colheitas. Durante as celebrações atuais desse festival, pede-se por fertilidade e proteção para outras áreas da vida moderna.

Citações sobre Neptuno:
"Agradeço a Neptuno, meu padroeiro, que habita no salgado mar cheio de peixe, por ter me ter auxiliado a ir para a casa a partir da Sua sagrada morada, bem carregado e em boa hora."
De Plautus Rodens 906-910

"Ó Neptuno, irmão de Jove e Nereus, de coração e com felicidade, dou-Te louvor e reconhecidos agradecimentos. E a Ti, Neptuno, antes de todos os outros Deuses, ofereço e concedo os mais elevados agradecimentos. Dou-Te louvor, porque Tu sabes como tratar os homens com justiça; isto convém aos Deuses."
De Plautus, Trinummus 819-30



Nenhum comentário: