segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Evento celebra cultura e tradição religiosa afrobrasileira

A Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), da Prefeitura de Teresina, realizou na noite do dia 10 de Agosto o evento denominado "Cultura Negra Estaiada na Ponte". O evento faz parte da programação de aniversário da cidade e teve como objetivo promover a cultura negra, além de pedir o fim da intolerância religiosa e o respeito a diversidade racial e cultural. 


O evento começou com um cortejo de blocos afro e de terreiros de umbanda, que saiu do Parque Potycabana e seguiu em direção à Ponte Estaiada, onde ocorreram apresentações artísticas de dança e música e um desfile de moda afro. Também foram realizadas exposições de roupas no espaço da Ponte e venda de comidas típicas africanas. 


Segundo Olavo Braz, secretário da Semest, o "Cultura Negra Estaiada na Ponte" já entrou para o calendário de eventos da Teresina. 
“Esse é um evento pioneiro, mas que já mostrou sua força, mostrou que veio para ficar. Precisamos reconhecer a importância dos terreiros afro-brasileiros e pedir o fim da intolerância religiosa”, afirmou. 


 A secretária de comunicação, Cláudia Brandão, representando o prefeito Firmino Filho, falou de Teresina como uma cidade acolhedora, que não permite preconceitos e discriminações. 
“Precisamos tirar esses grupos dos guetos e colocá-los aqui, na vitrine da nossa cidade”. 


Paula Viveiros, 28 anos, da Tenda Espírita Santa Bárbara, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Teresina. “Que esse evento seja apenas o primeiro de outros vários que possam acontecer para que a gente possa mostrar a nossa cara e nosso valor. Temos que respeitar a diversidade racial e religiosa”, pontuou. 


O evento seguiu com atividades até o dia onze (domingo), com oficinas de estética negra, bijuterias, percussão e dança, além de apresentações com os grupos Coisa de Nêgo, Oxáguiam, Ijexá e encerramento com Dimas Bezerra e artistas de terreiro.

Créditos: Semcom 

Nenhum comentário: