segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Safra especial de Cajuína é produzida com frutos colhidos na Lua Cheia


A cajuína é uma bebida não alcoólica, tipicamente piauiense, produzida a base de suco de caju. A Cajuína foi adotada como símbolo cultural da cidade de Teresina é considerada Patrimônio Cultural do Estado do Piauí. Uma bebida com sabor mágico e doce.

No litoral piauiense está localizada a fábrica da Cajuína Cristal, a primeira do Piauí a receber a certificação como produto orgânico. A nova aposta do produtor Josenilto Lacerda Vasconcelos é a colheita dos cajus durante a Lua Cheia.


Segundo o produtor, o objetivo é produzir uma série especial da Cajuína Cristal, aproveitando a influência da lua na agricultura, que é milenarmente conhecida. Josenilto comentou também que outros produtores de produtos orgânicos e ou biodinâmicos premiuns, como os de uva e de azeitona, adotaram em alguns países essa prática de produzir séries especiais limitadas de vinhos e azeites. Em relação à produção de cajuína, é a primeira vez que isso é feito no Brasil.

“Na lua cheia as frutas estão mais entumecidas, com o suco mais concentrado. Com esses frutos especiais devemos produzir uma cajuína com sabor e aroma mais delicado. Colher fruta a noite é um grande desafio e requer uma complicada operação. Como é a primeira vez que estamos fazendo, estamos ansiosos pelos resultados”, comentou.

Josenilto informou que a estimativa para produção é em torno de 1.500 litros. Como será um produto premium , a venda será destinada a um público mais sofisticado e que valoriza esses atributos, quer seja do mercado local, ou de outras regiões. A embalagem também será especial.


A CAJUINA CRISTAL é feita exclusivamente com cajus orgânicos certificados e é fabricada no Distrito Irrigado dos Tabuleiros Litorâneos, Ditalpi, em Parnaíba-Piauí.

Com informações do proparnaiba.com

Nenhum comentário: