quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Roda Piaga: Festa das Luzes


A Festa das Luzes marca a celebração pelos primeiros sinais do despertar da vitalidade que começa a emanar da natureza. É quando a terra está se recuperando e ganhando fôlego com as primeiras chuvas do ano, que revitalizam as zonas atingidas após o período de seca. 

Simbolismo
Essa festa marca o início do período de clímax da estação chuvosa na região, que ocorre no trimestre fevereiro – março - abril. O solo úmido e o calor do sol são elementos que se intensificam para fazer gerar as primeiras floradas e favorecer a reprodução das plantas e animais.

Esse é um período para celebração da fartura e das bênçãos divinas, simbolizadas pelo equilíbrio climático, com a luz fertilizadora do Sol e da Lua, aliadas a um clima mais ameno.


É quando os céus são iluminados pelos raios que chegam junto com as chuvas, é quando muitos animais e vegetais se preparam para a reprodução. É a época em que se acumulam as energias das luzes e das chuvas para o desabrochar que ocorre na festa das flores, quando há uma explosão dessa vitalidade acumulada.
Celebra-se essa ocasião com festas alegres, iluminadas por tochas, velas e fogueiras que representam as luzes do sol, da lua e das estrelas, assim como as sementes de vitalidade que ganham força para despertar.


Celebrando
É nessa época que se iniciam os trabalhos de aragem da terra e do plantio nas propriedades rurais da região, pois as chuvas e o clima mais ameno favorecem que as plantações vinguem rapidamente.

O festival também é um período propício para realizar ritos para potencializar o poder pessoal, a beleza, a inspiração, o fortalecimento e a cura.

As cores associadas ao festival são o amarelo (iluminação) e o vermelho (vitalidade). Práticas devocionais propícias para a celebração da Festa das Luzes é a entrega de oferendas nas águas, dedicadas a divindades lunares e fertilizadoras, bem como acender velas dedicadas aos Ancestrais e Deuses da vitalidade, cura, força, energia e fartura.

Os alimentos indicados para consumo na festa são sucos e vinhos, sementes, feijão verde, vagem, além de comidas bem temperadas e saborosas, banana, tangerina, melancia e outras frutas com muita água, sopas, café, achocolatados, saladas, molhos, doces, leite e ovos. São alimentos energéticos e com muita água, associados a chegada do auge do período de chuvas.

Um banquete com alimentos fartos, marcantes e luzes simbolizando as forças vitais

Arquétipos Associados
Muitas divindades ligadas à Lua são honradas nesse período, como Ísis, Brigit e Iemanjá. Em algumas tradições essa época é celebrada com ritos associados a água, como nas celebrações de Iemanjá e também nas celebrações a Deusa celta Brigit, que entre os celtas era cultuada com oferendas deixadas em poços sagrados de cura. Essas tradições são reflexos do poder iluminador da lua, essenciais nas práticas agrícolas e mágicas. A lua também está associada ao poder feminino e sua sacralidade, que também são honrados nessa época.

Corrente da Terra:
[Linha dos Deuses Nativos]
Angra, Deusa do fogo na mitologia tupi-guarani.
Jakaira, Deus da neblina vivificante e das brumas que abrandam o calor, origem dos bons ventos.
Tupã, Deus das águas dos relâmpagos e dos trovões.

Corrente Colona:
[Linha Romana] Juno e Vesta
[Linha Celta] Brigit
[Linha Nórdica] Thor
[Linha Eslava] Mat Zemlya/ Svarog
[Linha Egípcia] Nit
[Linha Africana] Iansã/ Yemanjá

Nenhum comentário: