quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Lideranças indígenas pedem demarcação de terras ao Governo

Durante visita ao município de Piripiri em 22/01/2013, o governador Wilson Martins recebeu das mãos de lideranças indígenas da região, uma carta com inúmeras reivindicações do povo Tabajara e da Associação de Remanescentes Indígenas de Piripiri. A entrega do documento aconteceu durante a solenidade de reinauguração do Memorial Expedito Resende.


Dentre as muitas reivindicações, os indígenas solicitam reconhecimento de sua existência como índios e a implementação de políticas públicas de assistência aos índios no Piauí. “Tabajara, como diziam nossos antepassados, significa ‘O dono da casa’, mas hoje no Piauí nós não temos casa para ser dono. Ao contrário, fomos criminalizados, perseguidos, acuados e dispersados. Ainda hoje sofremos com tais violências, às vezes, veladas, mas que estão presentes em nosso cotidiano, quando não temos nosso lugar para plantar, para ensinar nossos filhos e netos como viviam nossos ancestrais”, diz a carta. 


A Associação de Remanescentes Indígenas do Piauí calcula que existam na região 53 famílias indígenas e pelo menos outras 100 famílias a serem cadastradas. Na carta entregue ao governador, eles também solicitam apoio para a demarcação da terra indígena Tabajara de Piripiri, instalação de uma Unidade Básica de Saúde na cidade, construção e manutenção de uma escola indígena, dentre outras demandas 

Reportagem: Karliete Nunes - Jornal O DIA

Nenhum comentário: